Imobiliária em São Paulo
Atendimento (11) 96587-7211

Notícias do mercado imobiliário

Aluguel, reajuste de IGP-M para IPCA

De IGP-M para IPCA

IGPM-M, IPCA, você conhece essas siglas? Como o mercado imobiliário está negociando para manter seus contratos locatícios? saiba tudo isso e muito mais nesse post.

Com as medidas de segurança da pandemia, e subsequente fechamento físico do comércio em geral, o mercado imobiliário foi golpeado.

Desde o último ano o indicador mais utilizado para o reajuste contratual de aluguéis tem girado em torno de 30% ao ano e nesse cenário atual, esse percentual tem se mostrado insustentável.

Por isso, o nível do referencial, associado a uma crise como pano de fundo, tem feito o mercado a se ajustar.

Os proprietários, conscientes da situação atual, em sua maioria, têm ficado dispostos a negociar. Por isso está havendo, a troca do índice IGPM-M (que é o “índice geral de preços do mercado”, cujo objetivo é medir a inflação na economia do país.) pelo IPCA (índice de preços no consumidor), que é usado para observar tendências de inflação.


Mas, então qual é o mais vantajoso IGPM-M ou IPCA?

O IGPA-M , por sua composição, está exposto a uma grande influência do câmbio, isso explica sua alta volatilidade.
Essa variação é péssima para todos os envolvidos.
Para o locador que encontra problemas para alcançar o reajuste integral e ainda corre o risco de o locatário rescindir o contrato.
Para o locatário, também é ruim, pois ele tem todo o desgaste de ter de buscar uma nova residência e se mudar, caso não ocorra a negociação”.
Portanto, a troca do IGP-M para o ipca tem se mostrado essencial para manter o mercado vivo e por isso, muitas vezes, a troca tem sido feita de forma definitiva.

Graças a essa troca, o que se vê no mercado é que, não está acontecendo migração para imóveis menos caros, pois as negociações têm ajudado nesse ponto, caso contrário o cenário poderia ser catastrófico.

Portanto, o conselho para locadores e para locatários é que ambos estejam dispostos a pensar nessa troca como uma forma de manter o imóvel ativo.

Para ter sucesso comercial é importante ficar atento às tendências do mercado.

Para finalizar, deixo uma frase do mestre Sidarta Gautama:

“onde quer que viva, esse é o seu templo, se o tratar como o tal”

Um forte abraço. Sucesso!

05/05/2021 Fonte: Mercado Imobiliário

Últimas notícias